A Primeira Governadora do Brasil foi Uma Mulher e estava em Cananéia

A presença feminina de Ana Pimentel como administradora, que tornou a Capitania mais próspera do Brasil.

João Victor Gomes

6/17/20251 min ler

Pouca gente sabe, mas a primeira pessoa a exercer autoridade governamental em terras brasileiras foi uma mulher — e esse fato aconteceu justamente em Cananéia, um dos núcleos mais antigos do litoral brasileiro. Estamos falando de Ana Pimentel, esposa de Martim Afonso de Sousa, e protagonista silenciosa de um dos capítulos mais antigos e surpreendentes da nossa história.

Ana Pimentel: a mulher que governou antes do Brasil ser Brasil

Martim Afonso tinha deixado Cananéia após determinar a missão de incursão Primeira Bandeira do Brasil a Pero Lobo. Apesar do abalo pelo fracasso da missão, outras expediões partiram de Cananéia por via do Canha, o milenar Caminho do Peabiru, hoje SP193. Aleixo Garcia também partiu de Cananéia com o objetivo de chegar ao Peru. Chegou até a Bolívia.

Antes de Martim Afonso partir em novas missões do rei, manda buscar gado em Cabo Verde que chega aqui em 1533. Ao partir, deixa como administradora de toda a Capitania de São Vicente(hoje estado de São Paulo) sua mulher. Ana Pimentel, a espanhola que administrou a Capitania de 1534 a 1544. Em sua gestão foi implantada a Cana-de-açúcar na baixada Santista. Iniciou o cultivo da laranja para combater o escoburto, doença que assolava os navegantes e população local. Culturas de arroz e trigo também foram desenvolvidas, tornando a Capitania a mais próspera do Brasil, enquanto a maioria fracassava financeiramente.

Nasce a Pecuária Nacional...

Quem passar pela estrada do Canha, saindo de Cananéia, logo após Itapitangui, antes da subida do Morro Grande, verá enormes palmeiras imperiais na beira da estrada. Foram a marca das fazendas oficiais do reinado e do império. No local, muito provavelmente, Ana Pimentel decidiu aclimatar os primeiros bois trazidos de Cabo Verde. E desta fazenda foram sendo distribuídas matrizes pelo interior do Brasil. Em Cananéia Continental, nasce a grandiosa Pecuária Nacional.